O projeto de arquitetura tem 2 etapas muito bem distintas, e atualmente os arquitetos focam em incluir o cliente somente na etapa menos interativa do projeto, o conhecido projeto executivo.
![Projeto de arquitetura diminui o cansaço na cozinha.](https://static.wixstatic.com/media/e4c20c_2494ef0b07e24158bc39310ebe97de3d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e4c20c_2494ef0b07e24158bc39310ebe97de3d~mv2.jpg)
A primeira etapa do projeto é desenvolvimento, a criação, é o encantamento, seleção de materiais, combinações, paleta de cores, tudo o que o arquiteto deveria dividir com o cliente e que durante o processo, ele se fecha no projeto e não mostra de forma explícita, clara.
Obviamente que para fazer isso o arquiteto precisa sair de sua zona de conforto, estar antenado nas melhores tecnologias e antecipar o que será o próximo passo do mercado. É uma tarefa que demanda tempo, dedicação e investimento, mas o resultado é surpreendente.
Apresentar uma imagem realista na primeira apresentação de projeto, é um desafio enorme, porém é dividir com o cliente a melhor parte do processo, é incluir ele nas escolhas, nas tomadas de decisões, é mostrar os revestimentos interagindo com a iluminação no ambiente, é transportar o cliente para a "cena" do projeto. Tem como dar errado? Óbvio que não, o encantamento é imediato, ele se apaixona mais ainda pelo que ele vai receber de projeto de arquitetura, ele entende melhor o que o arquiteto está oferecendo, e não fica preso somente à termos técnicos que afastam a interação, que colocam mais dúvidas do que esclarecem.
É um caminho sem volta, ver a satisfação e receber a avaliação do cliente amando todo o processo muda o jogo. Quem faz pensando na inclusão e melhoria de produto colhe frutos de qualidade.
Comments